Seja o Amor que reflete o Abba
- Talita Araújo
- 3 de mar.
- 2 min de leitura

Textos- base: 1 João 4:20-21; Mateus 22:39
Refletindo a Palavra
Em 1 João 4:20-21 encontra-se um ensino com uma verdade essencial: não podemos afirmar que amamos ao Eterno se não amamos o nosso próximo. O apóstolo João escreve: "[...] Se alguém afirmar: ‘Eu amo a D-us’, mas odiar seu irmão é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a D-us, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a D-us, ame também seu irmão [...]." (1 João 4:20-21- NVI).
O texto acima nos mostra que o amor a D-us e o amor ao próximo são inseparáveis. Yeshua também reforçou esse princípio ao dizer que o maior mandamento é amar a D-us e o segundo maior é amar ao próximo (Marcos 12:30-31; Mateus 22:39). Esse ensinamento vem diretamente do coração do pai, pois o amor ao próximo é um reflexo do amor verdadeiro por Ele. Essa afirmação de Yeshua nos mostra que não há como separar o amor a D-us do amor às pessoas. Quando escolhemos amar, estamos obedecendo ao próprio Abba. Além disso, Tiago nos alerta sobre a incoerência de louvarmos ao Senhor e amaldiçoarmos pessoas feitas à Sua imagem: "[...]Com a língua bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de D-us. Da mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim![...]" (Tiago 3:9-10 - NVI).
Por fim, se afirmamos amar a D-us, mas tratamos os outros com desprezo, ressentimento ou até ódio, estamos vivendo uma fé inconsistente. O verdadeiro amor ao Senhor é demonstrado no modo como tratamos as pessoas.
Aplicação Prática
Examine seu coração – Existe alguém que você tem dificuldade de amar? Peça a Senhor para ajudá-lo a perdoar e demonstrar amor.
Pratique o amor diariamente – Um gesto de bondade, um pedido de perdão ou uma palavra de encorajamento podem ser formas de expressar o amor que reflete o Abba.
Ore por aqueles que são difíceis de amar – O amor de Adonai pode transformar relacionamentos quebrados.
Seja um reflexo do amor do Criador – Busque amar como Yeshua nos amou, sem esperar nada em troca (João 13:34-35).
Oração
Senhor, meu amado, obrigado pelo Teu imenso amor. Ajuda-me a viver conforme a Tua Palavra, te amando de todo coração, e também ao meu próximo. Se há ressentimentos ou dificuldades em meu coração, peço que me ensines a perdoar e a amar como Tu amas. Que minha vida seja um reflexo do Teu amor e que, por meio das minhas atitudes, outros possam ver a Tua graça. Em nome de Yeshua, amém!
Que este devocional possa edificar você, assim como fez comigo!
No Amor de Yeshua.
Amém!
Louvado O ETERNO...