top of page
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon

Devocional: Que eu glorifique o Teu Nome

  • Foto do escritor: Janna Araújo
    Janna Araújo
  • 20 de mar.
  • 3 min de leitura

Texto Base

"Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. Pois não é aprovado quem a si mesmo se recomenda, mas sim aquele a quem o Senhor recomenda."

(2 Coríntios 10:17-18 - NVI).


Imagem gerada por IA
Imagem gerada por IA

Refletindo a Palavra

Muitas vezes, declaramos que algo é para a honra e glória de Deus, mas, no fundo, nosso coração deseja reconhecimento, elogios e aplausos. Buscamos fazer o melhor, mas não para Deus, e sim para nossa própria exaltação. Quantas vezes pedimos talentos, dons e oportunidades, mas, no íntimo, queremos usá-los para nossa glória? Muitas vezes, caímos na armadilha da falsa modéstia e da falsa humildade. Dizemos: "Que tudo seja para a glória de Deus", mas, quando recebemos elogios, nos enchemos de orgulho e satisfação pessoal. No entanto, quando enfrentamos provações, questionamos a Deus: "Senhor, por que isso? Eu não mereço passar por essa dificuldade!"

A Bíblia nos ensina, através da vida do apóstolo Paulo, que a glória pertence somente a Deus. Paulo sofreu perseguições, prisões, apedrejamentos e até naufrágios. Ele pediu a Deus que removesse seu "espinho na carne", mas o Senhor respondeu:

"A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza." (2 Coríntios 12:9)

Mesmo diante de tantas dificuldades, Paulo nunca buscou reconhecimento próprio. Seu único desejo era glorificar a Deus. Ele compreendia que a glória pertence exclusivamente ao Senhor, como está escrito:

"Eu sou o Senhor; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor." (Isaías 42:8). Seu foco estava em Cristo, e não nele mesmo. Por isso, declarou com convicção:

"Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim." (Gálatas 2:20)

"Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Filipenses 3:14)

"Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Romanos 8:38-39). Assim como Paulo, precisamos lembrar que fomos salvos unicamente pela graça. Não tínhamos como pagar nossa dívida com Deus, mas Ele, em Seu infinito amor, enviou Seu Filho Jesus para nos dar uma nova vida.

 

 Aplicação Prática

Para glorificar verdadeiramente o nome de Deus no dia a dia, podemos:

  • Avaliar nossas intenções: Estamos realmente fazendo algo para glorificar a Deus ou buscamos reconhecimento? (Provérbios 16:2);

  • Aceitar a soberania de Deus: Quando passamos por dificuldades, precisamos confiar que Deus sabe o que é melhor para nós. (Romanos 8:28);

  • Exaltar a Deus em todas as circunstâncias: Seja nos momentos bons ou ruins, que possamos dizer como Paulo: "Tudo posso naquele que me fortalece." (Filipenses 4:13);

  • Evitar a falsa modéstia: Em vez de fingir humildade, devemos reconhecer que tudo o que temos vem de Deus. (1 Coríntios 4:7);

  • Orar constantemente: Para manter nosso coração alinhado com Deus, precisamos buscá-Lo diariamente em oração e na Palavra. (1 Tessalonicenses 5:17).


Oração

Pai amado, reconheço que a glória pertence somente a Ti. Perdoa-me por tantas vezes desejar reconhecimento e aplausos ao invés de verdadeiramente Te exaltar. Ensina-me a ter um coração sincero, humilde e focado em Te glorificar em todas as circunstâncias. Que minhas ações, palavras e pensamentos sejam para Te honrar, e que eu diminua para que Tu cresças. Em nome de Jesus, amém!


Que tudo em nossa vida seja para Ele, por Ele e n'Nele!

Deus te Abençoe.

Comments


RECEBA MEUS EMAILS

Obrigado pelo envio!

© 2025 - Todos os direitos reservados e protegidos - Jardim da Adoração

bottom of page